Você já deve ter ouvido e tentando distinguir os diferentes sotaques no inglês falado nos Estados Unidos. Também, pudera, são 50 Estados distribuídos em Regiões, que contam, ainda, com divisões marcadas por sua composição histórica e cultural.
Portanto, nada mais natural do que existir diferenças de entonação, cadência, ritmo, flexões e inflexões de fonemas, além das variantes das expressões, e um universo bastante grande e interessante.
As divisões regionais usadas pelo United States Census Bureau demarcou o país da seguinte forma:
Região 1 (Nordeste)
- Divisão 1 (Nova Inglaterra): Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut
- Divisão 2 (Meio Atlântico): Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jersey
Região 2 (Centro-Oeste) (Antes de Junho de 1984, a Região Centro-Oeste foi designada como Região Centro-Norte)
- Divisão 3 (Leste Centro-Norte): Wisconsin, Michigan, Illinois, Indiana, Ohio
- Divisão 4 (Oeste Centro-Norte): Missouri, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Nebraska, Kansas, Minnesota, Iowa
Região 3 (Sul):
- Divisão 5 (Estados do Atlântico Sul): Delaware, Maryland, Distrito de Colúmbia, Virgínia, Virgínia Ocidental, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Flórida
- Divisão 6 (Estados do Leste Centro-Sul): Kentucky, Tennessee, Mississippi, Alabama
- Divisão 7 (Estados do Oeste Centro-Sul): Oklahoma, Texas, Arkansas, Louisiana
Região 4 (Oeste)
- Divisão 8 (Mountain States): Idaho, Montana, Wyoming, Nevada, Utah, Colorado, Arizona, Novo México
- Divisão 9 (Pacific States): Califórnia, Oregon, Washington, Alasca, Havaí
Ou seja, para tratarmos sobre ‘sotaque’ é bom entendermos um pouco a História dos Estados Unidos da América, porque o contexto, boys and girls, SEMPRE ajuda a fixar o conteúdo, como disse Gary Vaynerchuk (Content is King, but Context is God).
Abaixo, separamos algumas regiões seguindo determinados critérios culturais para ilustrar os sotaques do inglês dos Estados Unidos.
Vamos começar pela Região Nordeste dos Estados Unidos (New England e Boston). Nesses Estados, de modo geral, é possível identificar um sotaque menos redondo e mais anasalado. Um bom exemplo disso pode ser observado na icônica frase da Janice (série Friends): Oh My God!
O sotaque também é menos rótico, isto é, há o abafamento do som do R na pronúncia de palavras como: bark/bak; park/pak/, car/ka/ and yard /yad/.
Pelo fato desta região ser considerada o berço histórico da nação, onde ocorreram os primeiros assentamentos europeus e a Revolução Americana, há a supressão do R na pronúncia, já que no inglês britânico ele não é pronunciado.
O Sul do País inclui estados como Texas, Geórgia e Louisiana, região conhecida por sua rica história e cultura, influenciada tanto por indígenas quanto por colonizadores europeus, especialmente britânicos e franceses. O sotaque sulista é um dos mais reconhecidos dos EUA, muitas vezes associado à hospitalidade e ao charme. Dolly Parton, cantora e atriz, é uma personalidade emblemática do Sul.
Há uma variação grande no anasalamento dentre os Estados da Região, bem assim do ritmo fonético, que é o mais vagaroso de todos, a ponto de palavras monossílabas virarem dissílabas/ditongos, como no exemplos a seguir:
Hat → /ha Ə t/
Have → /ha Ə v/
Pet → /pe Ə t/
Meio-Oeste: Estende-se de Ohio a Nebraska, o Meio-Oeste é frequentemente referido como o “coração da América”. Essa região é conhecida por suas pradarias expansivas, cidades industriais e uma cultura que mistura influências europeias, principalmente alemãs e escandinavas. O sotaque do Meio-Oeste é muitas vezes considerado “neutro”, e é comumente usado por locutores de notícias. Tom Hanks, nasceu em Concord.
Oeste: Incluindo estados como Califórnia, Arizona e Colorado, o Oeste é conhecido por sua diversidade geográfica e cultural, abrangendo desde praias ensolaradas até montanhas nevadas. O sotaque californiano, em particular, é muitas vezes associado ao “vale”, caracterizado por um tom descontraído e casual. Ouça o discurso How to Live Before you Die. de Steve Jobs, que era californiano, e tente distinguir seu sotaque.
Noroeste do Pacífico: Abrangendo estados como Washington e Oregon, esta região é conhecida por sua beleza natural, incluindo florestas densas e a impressionante costa do Pacífico. O sotaque daqui é semelhante ao do Meio-Oeste, mas com algumas nuances únicas. Bill Gates, co-fundador da Microsoft, é originário desta região, mais precisamente de Seattle. É importante lembrar que nessa região existem mais de 49 tribos nativas que falam o idioma Chinook Jargon, o que, certamente influencia o (não) sotaque observado na região. Um ponto interessante, no entanto, é a semelhança das vogais O e AU, como em “cot” and “caught” que lá são pronunciadas de forma parecida.
Conseguir identificar os sotaques pode te ajudar a entender melhor da onde o interlocutor vem e com isso estabelecer uma comunicação mais empática e assertiva. Contudo, só é possível entender, da fato, a diferença dos sotaques se você dominar PRONÚNCIA, pois esta, não muda de lugar para lugar.
As aulas de inglês de pronúncia são cruciais para o aluno que ainda não domina o speaking, para que aprenda de uma vez só corretamente e para aquele que tem fluência, mas escorrega nos fonemas, nas transições e na posição da língua quando vai articular as palavras.
Uma dica que dou para todos os meus alunos é gravar a leitura de um texto em voz alta. Ler o mesmo texto várias vezes e ouvi-lo, ajuda a identificar erros de pronúncia e, até mesmo, neutralizar o sotaque. As aulas são sempre úteis para esse treinamento.